Dicas para Windows XP

Dicas para Windows XP

Antes de começar

Muitas das dicas desta página necessitam da execução do Editor de Registro do Windows (regedit.exe). Para isso, vá em Iniciar / Executar e digite regedit. Vale dizer que é necessário perícia para mexer no Registro do Windows, para que não ocorra danos ao sistema.

Testamos exaustivamente as dicas deste tutorial em mais de um de computador. Mesmo assim, não garantimos que os procedimentos citados aqui vão funcionar em sua máquina, assim como não nos responsabilizamos por qualquer dano que surgir em decorrência da execução de qualquer dica.

01 – Desinstalando o Windows Messenger (e outros programas):

Alguns programas que acompanham o Windows XP não possuem nenhuma forma acessível de remoção, mas isso é possível. Um desses softwares é o Windows Messenger. Para desinstalá-lo, abra o Bloco de Notas (Notepad) e por ele acesse o arquivo sysoc.inf (você também pode acessar esse arquivo digitando C:windowsinfsysoc.inf em Executar), presente em C:Windowsinf.

Na seção Components, remova somente a palavra hide do componente que você deseja desinstalar.

Em nosso exemplo, a remoção é do software Windows Messenger e sua linha no arquivo sycoc.inf – msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7 – ficará assim: msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7. Após isso, salve o arquivo e os componentes escolhidos agora poderão ser desinstalados normalmente pelo Painel de Controle / Adicionar/Remover Programas.

Vale dizer que a primeira palavra em cada linha indica o programa (Pinball, MSWordPad, etc) e para cada uma delas é necessário remover a palavra hide para que o aplicativo em questão possa ser removido do Windows XP.

Antes de executar o procedimento, faça uma cópia do arquivo sysoc.inf, por precaução. Essa mesma dica também funciona no Windows 2000.

02 – Mude a pasta Meus Documentos de lugar

O diretório Meus Documentos fica localizado em C:Documents and SettingsusuarioMeus Documentos por padrão (neste caminho, "usuario" é o nome do login usado no computador).

No entanto, é possível colocar essa pasta em outro local. Para isso, clique sobre a pasta Meu Documentos com o botão direito do mouse e escolha a opção Propriedades. Clique em Destino e na caixa de nome Local da pasta de destino, escolha o novo diretório.

03 – Exclua as pastas especiais dentro de Meus Documentos:

No diretório Meus Documentos, existem pastas que muitos não usam, como Minhas Músicas e Minhas Figuras. Se você apagá-las, o Windows as recria. Para eliminar definitivamente esses diretórios, vá em Iniciar / Executar e digite regsvr32 /u mydocs.dll. Para fazer com que essas pastas apareçam novamente, em Executar, digite o comando regsvr32 mydocs.dll e reinicie o computador.

04 – Fazendo backup do WPA, para evitar a reativação:

Se você tiver o Windows XP já ativado e funcionando corretamente em seu computador, pode ser que necessite reinstalá-lo por algum motivo nesta mesma máquina. Neste caso, você terá que reativá-lo novamente para que o sistema funcione. Para evitar isso, antes da reinstalação, faça um backup (cópia) do arquivo WPA.DBL que está no diretório C:WindowsSystem32.

Após a reinstalação do Windows XP, coloque o arquivo neste mesmo diretório e ação está terminada. Vale dizer que o arquivo WPA.DBL é onde o sistema armazena as informações sobre o hardware instalado no computador.

05 – Desabilite os balões de aviso do Windows XP:

Se você deseja desabilitar aqueles "balões de aviso" que aparecem sempre que o Windows executa alguma função específica, faça o seguinte: vá em Iniciar / Executar, digite regedit e vá na chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced.

Clique no menu Editar, vá em Novo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTips e pressione Enter em seu teclado.

Se já houver essa variável ali, altere o seu valor para 0 (zero). Reinicie o computador e os balões não serão mais exibidos pelo sistema.

06 – Como instalar o teclado ABNT2 no Windows XP:

No Windows XP a configuração do idioma e do tipo de teclado não é feita através do ícone de teclado. Para fazer isso, vá ao Painel de Controle / Opções regionais e de idioma / Idiomas / Detalhes / Adicionar, escolha Português (Brasil) e Português (Brasil – ABNT2) nas opções e clique em OK.

07 – Entrando diretamente no Windows:

Caso somente você esteja usando o computador e, por isso, o login não é necessário, você pode desabilitá-lo. Para isso, vá em Iniciar / Executar, digite control userpasswords2 e clique em OK.

Na guia Usuários, desative o item Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar. Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informe o usuário padrão e digite uma senha (não deixe este campo em branco!). Após isso, pressione OK, vá em Iniciar / Configurações Painel de Controle / Contas de Usuário, clique em Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff e desative os itens Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário.

Com isso, o Windows carregará mais rápido e não será necessário passar pela tela de login.
Uma alternativa, é instalar a ferramenta Tweak UI da Microsoft (ver o item 10 desta página) e ir em Logon / Autologon, habilitar a caixa Log on automatically at system startup, escolher um usuário e em Set Password informar uma senha.

08 – Recarrege o Explorer:

Algumas vezes, o executável explorer.exe (que entre outras coisas, mantém a estrutura de janelas e a Barra de Tarefas funcionando) trava e a Barra de Tarefas (a barra onde se encontra o botão Iniciar) pára de responder ou some.

Dependendo do caso, o próprio Windows executa novamente o explorer.exe e este reativa suas funcionalidades. Quando isso não ocorre, existe uma solução fácil e que evita a necessidade de efetuar logoff ou de reiniciar: simplesmente pressione Ctrl + Alt + Del em seu teclado, vá em Arquivo / Executar nova tarefa e digite explorer.exe. O explorer será então habilitado novamente.

09 – Menu Iniciar mais rápido:

É possível fazer com que o Menu Iniciar do Windows XP exiba seus itens mais rapidamente. Para isso, acesse Iniciar / Executar, digite regedit e vá em HKEY_CURRENT_USER / Control Panel / Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita e clique com o botão direito do mouse em cima. Agora, escolha Modificar e mude o valor para 0 (zero).

Após o computador inicializar, o menu Iniciar estará mais rápido.

10 – Faça alterações no Windows XP através do Tweak UI

O Tweak UI faz parte dos programas chamados "Powertoys". Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela Microsoft que permite uma série de ajustes no Windows XP. É possível, por exemplo, configurar os recursos do mouse, alterar ícones e caixas de diálogo, habilitar o logon automático, mudar as opções do Painel de Controle e do menu Iniciar, entre outros. Por sua variedade de opções, o Tweak UI deve ser usado com cuidado para evitar danos. Seu download pode ser feito aqui.

Dicas para Windows XP – Parte 2

Introdução

Esta é a segunda parte das dicas para o Microsoft Windows XP. Muitas das dicas desta página necessitam da execução do Editor de Registro do Windows (regedit.exe).

Para isso, vá em Iniciar / Executar e digite regedit. Vale dizer que é necessário perícia ao mexer no Registro do Windows, para que não ocorra danos ao sistema.

Por precaução, é recomendável fazer uma cópia dos arquivos envolvidos. Todas as dicas aqui presentes foram testadas exaustivamente, em mais de um computador e somente após a comprovação de eficiência foram liberadas.

No entanto, isso não impede que, por alguma razão, os procedimentos não tenham o efeito esperado. Sendo assim, ao fazer uso destas informações, você concorda que o CódigoFonte, em hipótese alguma, será responsável por quaisquer danos que por ventura venha a ocorrer.

01 – Desative o suporte do Windows XP a arquivos .zip:

O Windows XP veio com uma novidade interessante a muita gente: o suporte nativo a arquivos com extensão .zip.
Não é necessário usar nenhum programa adicional para abrir arquivos neste formato no XP. No entanto, se você deseja desativar esse recurso, proceda da seguinte maneira: Vá em Iniciar / Executar e digite regsvr32 /u %windir%system32zipfldr.dll. Na próxima inicialização, o suporte a arquivos .zip não existirá mais.

Para habilitar novamente este recurso, vá em Executar e digite regsvr32 %windir%system32zipfldr.dll.

02 – Atalhos rápidos para itens do desktop:

Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas do Windows (a barra onde fica o botão Iniciar).

Em seguida, selecione a opção Barra de Ferramentas e clique no item Área de trabalho.

Ao lado do relógio do Windows, aparecerá um botão chamado Desktop. Na seta desde botão, há atalhos para todos os itens que estão na Área de trabalho do Windows. Um recurso interessante para quem trabalha com muitas janelas abertas.

03 – Informações do sistema num arquivo txt:

É possível obter informações do sistema através de um arquivo txt. Para isso, vá em Iniciar / Programas / Acessórios / Prompt de comando ou simplesmente vá em Iniciar / Executar e digite cmd.

Na tela que aparecer, digite systeminfo > informacoes_sistema.txt.

Agora vá na pasta onde o arquivo foi salvo (essa informação aparece antes do campo onde você pode digitar no prompt) e abrá-o.

O arquivo contém várias informações sobre o sistema e sobre o computador. Ao executar o comando, o arquivo txt pode ter o nome que você quiser.

04 – Convertendo partições FAT32 em NTFS sem perder dados:

Você pode ter comprado seu computador com o Windows XP já instalado. Se ele estiver usando uma partição em FAT32 e você quiser converter para NTFS, faça o seguinte: vá em Iniciar / Programas / Acessórios / Prompt de comando ou simplesmente vá em Iniciar / Executar e digite cmd.

Em seguida, digite convert c: /fs:ntfs. A letra c pode ser mudada para a partição desejada. A partir deste comando, o sistema começará o processo de conversão.

Esteja ciente que após isso, não será mais possível voltar ao sistema de arquivos FAT32. Esta dica não é muito recomendada se o Windows já possui vários arquivos e programas instalados, uma vez que a conversão pode trazer perda de desempenho. Essa dica também funciona no Windows 2000.

05 – Teclado virtual:

No meio da noite, você está usando seu computador para finalizar um trabalho importante e no nervosismo, derruba café no teclado.

Certamente algumas teclas ou até o teclado parará de funcionar. Mas você ainda pode conseguir finalizar seu trabalho. Com o mouse, vá em Iniciar / Programas / Acessórios / Acessibilidade / Teclado Virtual. Uma imagem de um teclado aparecerá na tela e você poderá clicar com o mouse nas teclas. O problema é a lentidão que você terá para escrever, além do fato de alguns acentos não estarem disponíveis.

06 – Saudação personalizada no relógio:

Você pode exibir frases personalizadas ao lado do relógio do Windows, como "Bom dia", "Boa noite", "Fulano Silva", etc. Para isso, vá em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Opções regionais e de idioma e clique na aba Opções regionais.

Acione o botão Personalizar e, na guia Hora, coloque a frase que quiser em Símbolo a.m. e em Símbolo p.m..

Depois, vá ao campo Formato de hora e adicione as letras tt no final da expressão já existente.

Ficará assim: HH:mm:ss tt.

Note que, se colocar uma frase diferente em cada um desses campos, a frase em Símbolo a.m. será exibida de 0:00 até 11:59.

Por sua vez, a frase exibida em Símbolo p.m. será exibida de 12:00 até 23:59, portanto, se quiser exibir uma única frase, coloque-a de maneira igual nos dois campos.

07 – Destrave a impressora:

Algo que acontece com freqüência no Windows XP é a impressão parar e você não conseguir cancelá-la. Um jeito para lidar com isso sem reiniciar o computador é ir em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Serviços.

Procure por Spooler de Impressão, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha Parar.

Agora, vá em Iniciar / Configurações / Impressoras e escolha impressora em questão. em Exibir, clique em Atualizar. Se a linha da impressão ainda estiver presente, simplesmente basta cancelá-la.

08 – Abrir a pasta All Users do menu Iniciar:

No Windows 2000 e XP, é possível a cada usuário ter um menu Iniciar personalizado. No entanto, há alguns itens que existem no menu Iniciar de todos. Para tirar ou acrescentar um item, vá em Iniciar e clique com o botão direito do mouse sobre Programas. Escolha Abrir a pasta All Users e faça as alterações que quiser.

09 – Mude as letras das unidades de disco:

Você pode mudar as letras das unidades de disco do seu computador. Para isso, vá em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Ferramentas Administrativas / Gerenciamento do Computador. À esquerda, escolha o item Gerenciamento de disco. Na coluna que aparecer à direita, selecione a unidade de disco desejada, clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha a opção Alterar a letra da unidade de disco. Agora você pode escolher a letra que achar mais conveniente.

10 – Usando o Visualizador da Área de Transferência:

O Visualizador da Área de Transferência não existe mais no menu Iniciar do Windows XP, mas ele ainda está disponível no sistema (com o nome de Visualizador da Área de Armazenamento). Para usá-lo, vá em em C:WindowsSystem32 e crie um atalho para o programa clipbrd.exe na Área de Trabalho do Windows.

Nós queremos saber sua opinião aqui