Conheça alguns dos melhores antivírus para iOS (5 alternativas)

O iOS (atualmente em sua versão 8) é o sistema operacional utilizado nos dispositivos móveis da Apple (iPhone, iPod, iPad). É um sistema fechado, mais seguro, mais estável (dependendo da geração do equipamento, claro – do hardware em questão), e com recursos excelentes. Como o Android, está presente em smartphones e tablets de usuários do mundo todo (fabricados pela empresa da maçã, obviamente).

Apesar de mais seguro, como sempre não devemos nos esquecer de que os cibercriminosos estão por aí, em busca de brechas, por menores que sejam, de falhas, de “portas” entreabertas. Segurança nunca é demais; prevenir, sempre é melhor do que remediar.

Além disso, a popularização dos equipamentos também tem a ver com o maior ou menor grau de problemas. Quanto mais populares determinadas marcas, fabricantes, sistemas operacionais, mais atenção os criadores de malwares vão dando a elas. E, sendo assim, vamos apresentar a você, leitor do Código Fonte, 5 opções em antivírus e soluções de segurança para iPhones e iPads. 5 alternativas. Na verdade, vamos apresentar mais do que isso, mas vamos por partes.

Security

Já apresentamos 5 alternativas para o Android (não deixe de ler, principalmente se você possui algum dispositivo que roda o sistema operacional do robozinho verde). E agora vamos ao iOS, o sistema operacional exclusivo dos aparelhos da Apple.

Avira Mobile Security

O Avira é bastante conhecido entre os usuários de computadores. Trata-se de uma das soluções de segurança mais tradicionais, desenvolvida pela alemã Avira Operations, fundada ainda na década de 80.

Avira Mobile Security é a solução gratuita da empresa para proteger smartphones e tablets iOS. Contando também com proteção contra roubo, capaz de localizar os dispositivos em caso de sinistro, o produto também conta com uma interface agradável e escaneia aplicativos e arquivos. Isto além da varredura sob demanda, é claro, a qual pode ser iniciada a qualquer momento pelo usuário.

Avira Mobile Security

Totalmente gratuito, o Avira Mobile Security também é capaz de bloquear chamadas e mensagens de texto após uma análise nos contatos do usuário, trabalhando a partir daí, então, com uma espécie de lista negra.

Isto sem falar na atenção que o software dá ao sistema operacional, ou melhor, à versão deste, verificando e avisando sempre que uma atualização estiver disponível. No último relatório da AV-Comparatives (Setembro de 2014), foi conferida ao antivírus mobile da Avira uma taxa de proteção de 99,9%.

Trata-se de um antivírus para dispositivos móveis muito bacana, nada pesado e dotado de recursos suficientes para manter você bem protegido.

Clique aqui para baixar o Avira Mobile Security na App Store

Lookout

O Lookout, ou Lookout Mobile Security, é uma solução de segurança desenvolvida pela norte-americana Lookout, Inc. (antes chamada Flexilis). Com mais de 50 milhões de downloads na App Store, trata-se de uma suíte bastante completa, cheia de recursos, inclusive proteção contra roubo.

Na verdade, a empresa garante que o aplicativo salva a última localização do aparelho antes que a bateria se esgote, o que pode, é claro, ajudar bastante em casos de possíveis buscas. E, indo além (o que é muito bom) daquilo que se espera de um produto voltado à segurança, o Lookout também faz backup de seus contatos.

Claro, backups também estão relacionados à segurança, mas creio ser interessante destacar este fato, e desta forma, devido a este recurso não ser algo lá muito comum em programas do tipo. Vale lembrar que este backup é criado e atrelado à sua conta, a qual você deve criar assim que começa a usar o software.

Lookout Mobile Security

O produto conta com uma área inicial que fornece ao usuário um panorama a respeito do nível de segurança de seu aparelho. Aí podemos detectar possíveis problemas, e também possíveis faltas de atualizações no iOS (através do System Advisor).

É claro que o recurso que salva a última localização do aparelho (acima citado) requer a utilização constante do GPS, o que, como sabemos, contribui para fazer com que a bateria do device acabe mais rapidamente. Como sempre, existem os prós e os contras, e cabe aqui ao usuário decidir se ativa ou não a funcionalidade, com base em sua rotina diária e, claro, na maneira como utiliza o celular ou o tablet.

O Lookout, como a grande maioria dos aplicativos do gênero, também conta com recurso anti-theft, permitindo o rastreamento do equipamento e também o acionamento de um alarme sonoro (o qual, na verdade, se parece com uma sirene de polícia).

Está aí outra ótima opção para proteger seu iPhone ou iPad. Vale lembrar que também existe a possibilidade de adicionar mais recursos à ferramenta, através de uma assinatura premium.

Clique aqui para baixar o Lookout na App Store

McAfee Mobile Security

Quem não conhece a McAfee? Esta é uma das mais conhecidas e antigas empresas desenvolvedoras de soluções de segurança. Fundada em meados da década de 80 por John McAfee, personagem que pode parecer até um tanto quanto surreal, uma mistura de gênio e louco, a empresa está entre as principais da área.

Sua solução mobile para segurança, o McAfee Mobile Security, também foi muito bem avaliada nos últimos testes da AV-Comparatives, e conta com recursos bem interessantes e úteis. Extras muito bacanas, como o “cofre”, por exemplo, que permite que o usuário proteja arquivos diversos, fotos e vídeos com senha.

McAfee Mobile Security

Este recurso conta até com uma câmera, ou seja, o usuário pode capturar fotos ou vídeos e já deixá-los protegidos. Ainda falando dos extras, vale lembrar que o software conta também com proteção contra roubo, sendo capaz de localizar dispositivos e até mesmo soar alarmes.

Backup de contatos, de forma similar ao Lookout, também faz parte do pacote.

Clique aqui para baixar o McAfee Mobile Security na App Store

Intego VirusBarrier

Como em nossa lista de antivírus para Android, decidimos incluir aqui, também, uma solução paga. O Intego VirusBarrier custa apenas US$ 0,99. O aplicativo é bem completo, e após um download de cerca de 120MB, você tem em seu dispositivo uma ferramenta útil e extremamente fácil de usar.

A criadora do Intego VirusBarrier foi fundada em 1997 e possui filiais nos Estados Unidos, no Japão e na França. A empresa também desenvolve soluções voltadas a Macs, vale ressaltar.

O Intego VirusBarrier permite que scans sejam realizados sob demanda, e também é capaz de verificar diversos itens ao mesmo tempo. Sua interface é muito bonita, e um de seus diferenciais é um recurso que permite a verificação de anexos contidos em e-mails, para evitar que arquivos maliciosos sejam baixados (ele também pode entrar em ação rapidamente e escanear arquivos armazenados em serviços como Google Drive, Dropbox e OneDrive, no momento do acesso).

Intego VirusBarrierA base de dados de definições de vírus é atualizada com bastante frequência, e o usuário pode optar por tornar o processo automático ou não. Relatórios também são exibidos após cada varredura, e um visualizador embutido permite que os arquivos sejam exibidos logo após uma verificação, desde que tudo esteja bem com eles.

O software também oferece proteção durante a navegação na web, evitando que o usuário caia em armadilhas, sites de phishing, etc. Trata-se, também, de uma ótima opção para proteger seu iDevice.

Clique para baixar o Intego VirusBarrier na App Store

Opções diversas

No iOS ocorre algo bastante diferente do que acontece com o Android, no que diz respeito a soluções de segurança. Não são muitas as opções, digamos, completas. Algumas  são voltadas apenas à proteção durante a navegação, outras se dedicam também à proteção contra roubo, e assim por diante.

Sendo assim, nossa quinta alternativa, nosso quinto item nesta lista, será uma sugestão de produtos, gratuitos ou pagos, que “pecam” em algum destes pontos e/ou “se esquecem” da verificação de arquivos, algo essencial, claro. É o caso, por exemplo, do acima mencionado McAfee Mobile Security, o qual, apesar de não contar com nenhum scanner de arquivos, é excelente devido a seus outros recursos.

AlternativasComo sempre, nossa intenção é informar você a respeito das melhores soluções existentes, tanto pagas quanto gratuitas, sem falar naquelas gratuitas que contam com recursos extras mediante assinatura. O iOS, também, não conta com a mesma quantidade de boas soluções de segurança que encontramos no cenário Android, um reflexo, talvez, de sua maior segurança intrínseca.

Bem, abaixo você encontra 2 outros aplicativos, limitados em alguns pontos, mas também muito bons:

Finalizando

Vale sempre deixar esta dica: tenha cuidado, não clique em links suspeitos e mantenha o sistema operacional de seu aparelho sempre atualizado.

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião