Conheça alguns dos melhores antivírus para Android (5 alternativas)

O Android é um sistema operacional móvel muito utilizado. Um grande número de fabricantes lança novos smartphones e tablets Android com frequência, e se juntarmos a isso o fato de que uma boa parte dos dispositivos em uso não são atualizados para a última versão do SO (ou o são com atrasos variáveis – que podem até demorar bastante), é fácil notarmos que existe aqui um certo problema relacionado à segurança.

Trata-se de um sistema operacional bastante fragmentado, e falhas e brechas de segurança não podem ser desconsideradas. O sistema inclui também um ajuste para evitar justamente que aplicativos de fontes desconhecidas (maliciosos, quem sabe – apesar disto não ser uma regra) sejam instalados (de fora do Google Play).

Este “bloqueio” pode ser desligado, é claro. Nossa recomendação, entretanto, é: mantenha-o ligado, e desligue-o apenas temporariamente, quando for baixar aplicativos de outras lojas seguras (como a da Amazon, por exemplo). Após o procedimento, ligue-o novamente.

Você vai encontrar esta opção nas configurações do seu Android, em “Segurança ==> Fontes desconhecidas”:

Android - Configuracoes - Seguranca

De qualquer forma, é importante lembrarmos que, como o Windows, o sistema operacional do robozinho verde se tornou muito popular. Em grande parte, isto se deve à enorme quantidade de aparelhos à disposição, para os mais diversos gostos e bolsos. O fechado iOS, da Apple, não é o alvo principal dos cibercriminosos (suas características, além disso, acabam fazendo com que ele seja mais seguro por si só).

E o Android, por sua vez, acabou “caindo nas graças” de quem cria malwares, da mesma forma que o sistema operacional da Microsoft no mundo dos computadores pessoais. Entretanto, também aqui, não há motivo para pânico.

danger-concept

Como sempre, nunca é demais lembrar de algo muito importante: quem pode prover a melhor proteção, ou pelo menos a primeira camada de proteção, é o próprio usuário, ao evitar clicar em links suspeitos e/ou desconhecidos, ao baixar arquivos e aplicativos apenas de fontes/lojas confiáveis, ao ficar de olho nos acessos que cada nova app requisita, no momento da instalação, etc. Evitar a instalação de aplicativos piratas utilizando utilitários específicos para isto também é altamente recomendável.

Antes, a presença de apps maliciosas no Google Play era grande, mas a loja hoje adota critérios mais rigorosos para a aprovação, o que acaba sendo benéfico para o sistema operacional como um todo, além dos próprios usuários. E que dizer de antivírus para dispositivos Android? Serão eles úteis?

A resposta a esta pergunta pode variar. Ela pode depender da versão do SO em uso, do nível de conhecimento do usuário, do aparelho e de como ele é utilizado, incluindo aqui o ambiente. De um modo geral, antivírus para Android podem ser úteis, podem ajudar a evitar problemas em situações em que o elemento humano falha. Eles podem garantir a segurança de um usuário com pouca experiência.

E alguns deles contam com algumas funcionalidades extras úteis e interessantes. Mas, também é importante destacar que alguns destes aplicativos podem deixar o aparelho mais lento (isto ocorre com mais frequência em dispositivos de entrada).

Mas vamos lá. Vamos apresentar a você 5 opções. 5 ótimos antivírus para smartphones e tablets Android. Alguns dos melhores.

360 Security

Este é um aplicativo desenvolvido por uma empresa chinesa, a Qihoo 360, a qual também possui soluções voltadas a PCs e Macs. O 360 Security é uma solução de segurança para dispositivos Android bem completa, que também conta com funções Anti-theft, as quais permitem a localização do smartphone ou tablet, no caso de roubo, e também o seu bloqueio, além da eliminação total de todos os dados nele contidos.

O 360 Security também conta com um recurso que permite a criação de uma lista negra, e a partir daí, o usuário pode bloquear SMSs e ligações de quem bem desejar. Este recurso também é capaz de ajudar a prevenir spams enviados através de mensagens de texto, algo que tem se tornado cada vez mais frequente.

360 SecurityO antivírus para Android da Qihoo 360 também é capaz de proteger aplicativos com senha. Um exemplo de utilização bastante interessante para este recurso seria o Evernote: usuários da edição gratuita não podem utilizar uma senha para a proteção de seus dados, de suas notas e cadernos, quando no smartphone ou no tablet. Com o recurso de “Bloqueio de aplicativos” do 360 Security, qualquer app instalada no device pode ser protegida, incluindo o Evernote.

Trata-se de uma espécie de “cofre”, e quando alguém tenta abrir qualquer um dos aplicativos bloqueados, é obrigado a repetir um padrão (algo similar à tela de bloqueio) previamente definido pelo proprietário.

Como quase todos os antivírus para dispositivos móveis, o 360 Security também oferece alguns recursos extras, como por exemplo monitor de dados (para o acompanhamento de consumo em franquias de dados, por exemplo), backup de contatos, consultor de privacidade (que analisa todos os aplicativos instalados e as permissões solicitadas e concedidas), limpeza do sistema (incluindo dados dos navegadores e arquivos APKs já utilizados para a instalação de apps e sem utilidade no momento), liberação de memória, etc.

Antes de cada varredura, o software também busca por vulnerabilidades no sistema, e exibe ao usuário um relatório que lista as vulnerabilidades encontradas, permitindo que o problema seja solucionado antes da busca por vírus e outros tipos de software malicioso.

A barra de notificações do 360 Security também é bem completa, e fornece acesso a alguns dos recursos da app, como por exemplo a limpeza de memória, sem contar com acesso à lanterna, aos alarmes e aos aplicativos recentes. O banco de dados de assinaturas de malwares do 360 Security é baseado na nuvem, e assim, a descoberta de novas ameaças ocorre mais rapidamente, e também mais rápida é a liberação de novas atualizações.

Trata-se de uma das soluções de segurança para Android de mais fácil utilização, dada sua interface clean e o pouco número de botões e opções. O 360 Security parece ter sido desenvolvido para trabalhar de maneira tal a exigir mínima interação do usuário, após a primeira varredura e a definição de alguns poucos ajustes. Uma ótima opção para usuários que não desejam muitas complicações.

Clique aqui para baixar o 360 Security no Google Play

Avast Mobile Security & Antivirus

O Avast já é um velho conhecido de muita gente. A Avast Software é uma empresa sediada na República Checa, fundada no início dos anos 90, e possui soluções tanto para dispositivos móveis (Android e iOS) quanto para desktops. Ela oferece soluções de segurança, vale também lembrar, pagas e gratuitas.

O Avast Mobile Security & Antivirus é sua ferramenta de proteção para smartphones e tablets Android. Repleto de recursos, com versões em vários idiomas (incluindo português do Brasil) e dotado de uma interface muito bonita e organizada, o aplicativo conta com uma taxa de proteção de 99,8%, segundo o relatório da AV Comparatives de Julho/Agosto de 2014 (ref. segurança móvel).

Dotado de uma série de recursos extras, como por exemplo medidor de tráfego e bloqueio de aplicativos (semelhante ao “cofre” do 360 Security), o “Avast Mobile” também oferece proteção contra roubo, permitindo o rastreio e o bloqueio do aparelho em caso de sinistro.

Avast Mobile Security & Antivirus

Com seus vários módulos, ele monitora tanto aplicativos quanto URLs (alertando quando do acesso a websites maliciosos), além de arquivos (incluindo aqueles localizados em cartões de memória) e mensagens recebidas. O usuário pode também programar as varreduras, e o Avast Mobile Security & Antivirus possui também um Firewall (apenas mediante acesso root), o qual permite inclusive a criação de regras diversas, para a entrada e a saída de dados.

Seu log de eventos mostra toda a atividade de maneira organizada, incluindo atualizações da base de dados de definições de vírus e aplicativos que foram escaneados; este log, aliás, pode também ser exportado pelo usuário, caso necessário.

A proteção em tempo real do Avast Mobile Security & Antivirus é bastante eficiente, e além de verificar o dispositivo de tempos em tempos, ele é capaz de verificar todos os aplicativos, tanto no momento da instalação quanto no momento de cada execução.

A app também conta com um prático gerenciador de aplicativos, que mostra o quanto cada aplicação está consumindo em termos de recursos do sistema, lista suas permissões e permite seu rápido encerramento. Podemos dizer que o Avast Mobile Security & Antivirus é uma das melhores opções gratuitas para a proteção do seu Android, e vale também lembrar que você pode contar com mais recursos ainda, adquirindo a versão premium, por R$ 29,00 por ano ou R$ 4,00 mensais.

Clique aqui para baixar o Avast Mobile Security & Antivirus no Google Play

G Data Internet Security Light

G Data é uma excelente solução de segurança desenvolvida pela alemã G Data Software. Trata-se de um software não muito conhecido no Brasil, o que é uma pena, pois tanto o antivírus sozinho quanto a suíte completa, para desktops, são excelentes, poderosos e repletos de opções (além de utilizarem duas engines de escaneamento, uma proprietária e outra desenvolvida por terceiros).

O G Data Internet Security Light é a alternativa da software house alemã para a proteção de dispositivos Android. Trata-se de uma solução de segurança robusta e de fácil utilização, que também oferece proteção em tempo real e verifica o celular durante a navegação na web, visando evitar URLs maliciosas, além de escanear arquivos durante o download e a execução.

Esta versão móvel do G Data também possui dois motores de verificação, o que contribui para aumentar sua eficiência. Segundo o relatório da AV Comparatives de Julho/Agosto de 2014 (ref. segurança móvel), o G Data oferece uma taxa de proteção de 100%.

G Data Internet Security Light

Ao baixar o aplicativo, o usuário pode testar todos os seus recursos premium durante um período de 30 dias. Terminado este período, caso a pessoa não realize a assinatura, os recursos especiais da versão paga são desativados e entra em cena, então, a versão Light. Mas, ainda assim, a app continua bastante interessante.

Recursos extras como “proteção de aplicativos”, que permite a execução apenas mediante a inserção da senha previamente definida, também fazem parte da suíte. Os recursos gratuitos do G Data Internet Security Light também incluem a verificação de aplicativos, tanto antes quanto após a instalação, além de definições de vírus sempre atualizadas, é claro, e controle de permissões de aplicativos instalados.

Clique aqui para baixar o G Data Internet Security Light no Google Play

Bitdefender Mobile Security & Antivirus

Outra boa opção para proteger seu dispositivo Android. O Bitdefender também é muito conhecido. Famoso, bem cotado e bastante utilizado, suas versões para desktop recebem sempre reviews bastante favoráveis por parte da imprensa especializada.

O Bitdefender Mobile Security & Antivirus, para Android, também conta com proteção contra roubo. Vale lembrar, entretanto, que trata-se de um software pago, ao contrário da versão para Windows, por exemplo, que possui um “irmão menor” totalmente gratuito. Após o período de testes, que dura 14 dias, o usuário deve desinstalá-lo ou então realizar a assinatura (US$ 14,95 por ano ou US$ 1,49 mensais).

Esta edição mobile do Bitdefender segue a mesma filosofia de sua versão para desktops. Pouca interação do usuário é exigida, ou seja, trata-se de um software que, basicamente, exige uma primeira configuração, alguns ajustes iniciais, e a partir daí trabalha de maneira bastante silenciosa. Como em uma espécie de “piloto automático”.

Bitdefender Mobile Security & AntivirusTambém dotado de proteção para a navegação, bloqueando sites com conteúdo malicioso, o Bitdefender Mobile Security & Antivirus conta com uma interface extremamente agradável. Seu consultor de privacidade fornece um score relativo ao grau de privacidade do equipamento, e o usuário pode identificar problemas logo de início, dependendo da “pontuação”.

Os relatórios de privacidade permitem a visualização das permissões que foram garantidas a cada aplicativo (como por exemplo, conexão à internet, acesso aos contatos, acesso à localização, etc), e a partir daí mesmo o usuário pode desinstalar algum software que, de repente, passe a ser visto com maus olhos.

O verificador de malwares da app também é capaz de varrer o cartão de memória, além da memória interna, e vale lembrar que além das verificações sob demanda, o Bitdefender Mobile Security & Antivirus analisa automaticamente os novos aplicativos.

Trata-se de uma boa opção de segurança para seu Android. Uma opção paga, que no entanto é capaz de manter você protegido sem muitas “firulas”, sem fazer com que você tenha de acessar diversas telas de configuração.

Clique aqui para baixar o Bitdefender Mobile Security & Antivirus no Google Play

CM Security

O CM Security também conta com boas notas no AV Comparatives (99,9% de taxa de proteção), figurando ao lado de outros gigantes, como por exemplo Bitdefender, McAfee, e Trend Micro, por exemplo. Desenvolvido pela chinesa Cheetah Mobile, o produto também conta com versões localizadas em diversos idiomas, incluindo o português do Brasil.

Sua interface é bastante bonita e amigável, e ele conta com uma ferramenta dedicada para varreduras apenas no cartão de memória. Aplicativos também podem ser bloqueados mediante senha, com o CM Security, e a solução de segurança também conta com proteção contra roubo, oferecendo tanto o recurso de localização quanto o de bloqueio (e também o apagamento dos dados, claro).

CM SecurityA proteção é em tempo real: arquivos são escaneados no download e aplicativos também são verificados quando de sua execução. O software também conta com heurística, a qual pode ser mantida ativa ou não, e a proteção durante a navegação ajuda a evitar que o usuário caia em sites maliciosos.

Além disso, o CM Security permite que verificações sejam agendadas, e conta com uma ferramenta para a inserção de apps que devem ser ignoradas. Dentre suas ferramentas extras, ou seja, aquelas que, a princípio, não fazem parte daquilo que se espera de uma solução de segurança, temos um “limpador de privacidade”, para a eliminação dos dados de navegação.

Clique aqui para baixar o CM Security no Google Play

Finalizando

O CM Security, da mesma forma que o 360 Security, é um produto totalmente gratuito. O Avast conta com uma modalidade gratuita, a qual é também excelente, e também oferece recursos premium e pagos. Isto também acontece com o alemão G Data. Já o Bitdefender, por outro lado, é um antivírus pago: terminado o período de testes, ou você o adquire ou deve desinstalá-lo.

android-guard-with-shield

Ou seja, procuramos apresentar a você, leitor, opções bem variadas, incluindo aquelas que trabalham mais no “piloto automático”, de forma mais silenciosa, e outras que permitem um grau maior de interação e ajustes, como o Avast, por exemplo.

Os produtos acima não se encontram listados em nenhum tipo de ordem, vale ressaltar. É sempre importante lembrar que além dos cuidados por parte do usuário, a escolha do melhor antivírus tem também a ver com os gostos e necessidades de cada pessoa, assim como seu nível de conhecimento.

Listamos produtos conceituados, todos muito bem vistos pela crítica especializada, todos com recursos bacanas e capazes de fornecer alta proteção ao seu dispositivo Android, e esperamos que você goste.

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião