Como usar o WhatsApp sem chip

O WhatsApp é, sem sombra de dúvida, o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado atualmente. Com ele, podemos trocar mensagens de áudio e texto bem rapidamente, além de compartilhar imagens, fotos, vídeos e arquivos de áudio.

Tudo de maneira bastante descomplicada, e o aplicativo, utilizado por mais de 900 milhões de usuários no mundo todo, também tem sido alvo de algumas polêmicas, as quais, no entanto, não parecem ter abalado sua popularidade.

Sabemos que existem versões do WhatsApp para iOS (iPhone), Windows Phone, Android, BlackBerry e até mesmo Symbian. No entanto, a princípio, a utilização do mensageiro está limitada a smartphones que possuem um chip, um cartão SIM.

WhatsApp

As contas dos usuários do WhatsApp são atreladas ao número do celular, e já durante a instalação devemos confirmar tal número através de um código numérico que é enviado através de um SMS.

Repare, entretanto, que dissemos “a princípio”, acima. Você também pode utilizar o WhatsApp sem um SIM card. Para isto, basta que o smartphone sem chip esteja conectado à internet (via Wi-Fi ou 3G/4G).

O procedimento é bem simples, e você precisa ter em mãos um smartphone ou tablet sem chip e um outro celular com chip, já com acesso ao WhatsApp (e também conectado à internet) e conectado à sua conta do mensageiro (aquele aparelho que você usa no dia a dia, por exemplo).

Vamos lá:

1) No aparelho sem chip, abra o navegador Google Chrome. Clique no botão “menu”, localizado no canto superior direito, e marque a opção “Versão para desktop”:

Google Chrome

 2) Ainda no smartphone ou tablet sem cartão SIM, continue no navegador Chrome e acesse o endereço do WhatsApp web:

https://web.whatsapp.com/

Obs: repare que um QR code será exibido. Permaneça nesta página, com o código em tela.

3) Pegue agora o outro celular, aquele que possui um SIM card. Abra o aplicativo WhatsApp nele, acesse o botão “menu” (no canto superior direito) e utilize a opção “WhatsApp Web”:

WhatsApp - Screenshot

Neste momento, talvez seja solicitado que você saia de todos os outros dispositivos (caso existam outras sessões ativas).

Confirme esta opção se necessário, e a seguir escaneie o QR code que está sendo exibido na tela do outro dispositivo (aquele sem chip, no qual também desejamos utilizar o mensageiro instantâneo).

4) Pronto! O celular sem chip carregará todos os seus contatos e conversas, e a partir de agora você pode utilizar o WhatsApp nele também.

Ficou fácil de entender o que fizemos, não? Seguindo os procedimentos descritos neste tutorial, você poderá utilizar o WhatsApp Web em um celular ou tablet sem chip. Basta que tal dispositivo possua uma conexão à internet.

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião