Como enviar arquivos para o Kindle por e-mail

O Kindle é um excelente leitor de ebooks, e a Amazon coloca à disposição do usuário brasileiro um catálogo sensacional, com milhares de títulos, sendo que mais de 2.500 são totalmente gratuitos, incluindo obras de Júlio Verne, Sir Arthur Conan Doyle e Machado de Assis, dentre inúmeros outros. Os preços também são muito bons, e as frequentes promoções tornam o leitor e o ecossistema muito atrativos.

O leitor de ebooks da Amazon também é capaz de ler outros tipos de arquivos, como por exemplo PDFs, arquivos DOC e DOCX, arquivos de texto, arquivos HTML e imagens nos formatos JPEG, GIF, PNG e BMP.

Uma maneira bastante prática de enviar estes arquivos para o dispositivo é utilizar e-mail. Sim, e-mail, ao invés de conectar o Kindle ao computador via USB e realizar a transferência manual. Abaixo vamos mostrar a você como realizar o procedimento, o qual é bastante simples:

Kindle

1) Antes de tudo, realize login em sua conta junto à Amazon.com.br ;

Amazon - Kindle

2) Após o login, no canto superior direito do site, vá em “Sua conta” ==> “Gerencie seu conteúdo e dispositivos”. Observe que na tela seguinte você conseguirá visualizar todos os livros que já adquiriu, bem como todos os seus dispositivos, sejam eles leitores de ebooks da Amazon ou tablets e smartphones nos quais instalou o aplicativo Kindle, para a leitura de material adquirido na loja;

3) Na tela de gerenciamento de conteúdo e dispositivos, clique na aba “Configurações”. Vale lembrar que cada dispositivo possui seu próprio endereço de e-mail, com a terminação “Kindle.com”. Você pode conferir o e-mail de cada dispositivo nesta mesma página, na seção “Configurações de documentos pessoais”.

Amazon Kindle

4) Antes de enviar conteúdo desta forma, porém, você deve cadastrar o e-mail que utilizará para enviar. Você deve autorizá-lo. Para isto, localize mais abaixo o grupo de opções “Lista aprovada de e-mails para documentos pessoais” e clique no link “Adicionar um novo endereço de e-mail aprovado”:

Amazon - Kindle

Amazon - Kindle

5) Informe seu e-mail e clique no botão “Adicionar endereço”;

6) Pronto, agora sua conta já está preparada. Agora você já pode enviar e-mails para seu Kindle com os documentos anexados. Lembre-se de que você deve utilizar o e-mail do seu Kindle como destinatário. O e-mail com terminação “Kindle.com”. Por exemplo, seunome@Kindle.com.

7) Crie uma nova mensagem em seu cliente de e-mail ou webmail (como o Gmail, por exemplo) tendo como destinatário o e-mail de seu Kindle. Anexe o conteúdo (um arquivo DOC, um PDF, etc) e, caso deseje convertê-lo para o formato nativo do Kindle (.azw), para melhorar a visualização e o tratamento do documento por parte do aparelho, basta digitar no campo “assunto” do e-mail a palavra “convert” (sem aspas). Assim, em inglês, mesmo.

8) Feito isto, ligue seu Kindle e então, assim que ele estiver conectado no 3G ou no wi-fi, aguarde pela sincronização e busque o conteúdo em sua biblioteca. Simples assim.

Sobre Marcos A.T. Silva

Marcos A.T. Silva é empresário na área de TI. É apaixonado por games desde que ganhou seu primeiro Atari 2600. Outras de suas paixões são a leitura e a música. Toca piano desde cedo e também gosta do bom e velho rock ‘n roll. Pode ser encontrado também no XboxPlus.

Queremos saber sua opinião