Acessando um servidor na rede pelo nome usando um Mac OS X

Resolvi escrever este pequeno artigo pois precisei encontrar uma solução para fazer com que computadores com Mac OS X tivessem acesso a intranet da empresa através de um nome e não do IP do servidor.

Para PCs com Windows não há problema pois o Windows utiliza o WINS por padrão e ele resolve o nome dos computadores como um serviço DNS.

Como não existe esse recurso por padrão no Mac OS X, precisei de outra solução, a mais rápida que encontrei foi a de alterar o arquivo hosts do sistema.

O arquivo hosts é utilizado justamente para mapear os hotsnames para os seus respectivos endereços IPs, este arquivo existe na maioria dos sistemas operacionais, inclusive no Windows.

Para alterar esse arquivo no Mac OS X siga os seguintes passos:

Passo 1: Abra o Terminal.app

Acesse Finder -> Applications -> Utilities -> Terminal.

Passo 2: Abra o arquivo hosts

Para abrir este arquivo é necessária permissão de superuser, para isso digite o seguinte comando:

$ sudo nano /private/etc/hosts

Digite sua senha de usuário quando for solicitado.

Passo 3: Altere o arquivo hosts

Este arquivo possui alguns comentários (todas as linhas iniciadas por #) e algumas configurações padrões.
A alteração é bem simples, basta digitar o endereço IP do computador que se deseja, depois dê um espaço e depois o nome que deseja que o computador seja encontrado.

Exemplo: 192.168.1.1 meuservidor

Passo 4: Salve o arquivo hosts

Após editar o arquivo, você deve salvá-lo utilizando os comandos control-o, pressione enter para confirmar o nome do arquivo e depois control-x para sair do editor.

Passo 5: Limpe o cache DNS

Após salvar o arquivo, provavelmente já deve funcionar, porém caso não funcione de primeira, tente limpar o cache de DNS de sua conexão, digitando o comando:

$ dscacheutil -flushcache

Pronto, seu Mac OS X está pronto.

Nós queremos saber sua opinião aqui