A importância do servidor de hospedagem para o comércio eletrônico

O aspecto técnico mais importante de qualquer e-commerce não é a linguagem de programação que você usa ou a plataforma na qual ele é suportado, mas a escolha de uma boa hospedagem web para a loja online.

Na verdade, a contratação de um servidor correto é fundamental para a sobrevivência do seu negócio online.

Afinal, quantas vezes você foi navegar e encontrou páginas que carregam muito lentamente ou até mesmo não funcionam? Então, imagine que isso aconteça a qualquer visitante para o seu e-commerce… uma má conexão ao seu site terá as seguintes consequências:

  • O usuário fica cansado de esperar e fecha a aba do navegador onde estava sua loja.
  • Se já tiver comprado antes mas, ao retornar, a conexão der errado, então, é lógico que ele irá olhar em qualquer concorrente direto.
  • Pode haver um visitante muito interessados nos produtos que você oferece mas, desde que a web é tão lenta, ele perde a confiança e não concretiza a compra.
  • Afeta negativamente a imagem de marca do seu negócio, uma vez que o usuário pode imaginar que se a empresa não se importa em ter um site que carrega adequadamente, possivelmente os produtos também são de qualidade inferior.

e-commerce

Lembre-se de quanto custa em termos de propaganda e SEO para obter um visitante em sua loja. É necessário garantir uma boa hospedagem para conseguir uma percepção positiva da sua marca durante e após a visita.

O que um bom servidor de hospedagem precisa para atender corretamente seu comércio eletrônico?

Primeiro de tudo, segurança. É recomendado que os servidores estejam sempre protegidos por aplicações tais como firewalls, sistemas anti-intrusão, antivírus e antimalware funcionando 24 horas por dia para proteger as compras online dos usuários. Combinando esses mecanismos com certificados SSL, você blinda a experiência do consumidor. Através dos certificados você pode criptografar seu site para dar mais confiança para seus clientes e proteger o tráfego dos dados pessoais e de pagamento.

Para garantir o funcionamento integral do seu comércio eletrônico, você irá precisar também de suporte 24×7. É necessário disponibilidade da equipe do provedor, em diferentes canais: telefone, chat online direto no site, Skype, e-mail ou mesmo através de um sistema de bilhete.

Você também irá precisar de controle máximo das operações. Um suporte de qualidade é ótimo, mas conseguir resolver configurações e até problemas imediatamente, por conta própria, é ainda melhor. Isso é obtido com sistemas embutidos de gerenciamento, como o cPanel. Através do cPanel, por exemplo, você pode criar contas de e-mail para o seu negócio on-line, criar bancos de dados MySQL, contas FTP e subdomínios ilimitados sem precisar acionar o suporte para cada necessidade.

Hoje em dia, ninguém mais tenta recriar a roda: você precisa de compatibilidade plena aos principais scripts de comércio eletrônico do mercado. Seja você um usuário do Magento, ZenCart, AbanteCart, OpenCart, OsCommerce, WHMCS, CubeCart, TomatoCart, LiteCart, WordPress + WooCommerce ou qualquer outro,  você precisa ter a garantia do servidor de hospedagem de que a instalação e a manutenção destes scripts são rápidas e fáceis.

Como em qualquer ramo digital, você precisará também de backups, porque acidentes não tem hora nem dia para acontecer e os imprevistos podem ser rapidamente revertidos com uma política de cópias de segurança recorrentes. Um servidor de hospedagem para comércio eletrônico deve gerar backups regulares dos bancos de dados, arquivos, imagens, javascript ou até mesmo de suas contas de e-mail.

Para garantir a estabilidade e a velocidade do seu site hospedado, é necessário um hardware compatível com suas necessidades, assim como largura de banda. Certifique-se de que há espaço em disco suficiente destinado a sua loja, assim como memória RAM, armazenamento SSD, velocidade de processamento e de rede adequados. Em condições ideais, essa arquitetura deve ser escalável, para que possa ser expandida com o aumento da demanda do volume dos consumidores.

De nada adiantam esses elementos se não houver software atualizado rodando no servidor. Os administradores da hospedagem devem ter as atualizações e patches de segurança mais recentes aplicados para obter máxima segurança e performance.

Com todos esses requisitos alinhados, sua loja eletrônica tem tudo que precisa para receber os consumidores da melhor forma possível. Existem vários serviços de hospedagem que atendem a essas necessidades, um bom exemplo aqui no Brasil é a Weblink.

Queremos saber sua opinião