10 filmes de tecnologia que você pode assistir nessas férias

Talvez suas férias estejam no finalzinho, talvez estejam começando e talvez você nem tenha férias (desculpe aí…), mas a qualquer momento é sempre bom dar aquela relaxada.

Então, que tal preparar aquela pipoca, se largar no sofá, relaxar, mas ainda assim manter o foco na área que você curte? Confira nossa seleção de sugestões disponíveis para streaming.

Para elaborar essa lista, contamos com a ajuda do pessoal do Looke, plataforma de assinatura e aluguel de filmes 100% nacional, e todos as dicas estão disponíveis por lá. Mas você também pode encontrar vários destes títulos em outros serviços de streaming ou mesmo em uma locadora perto da sua casa.

1) Steve Jobs (2015)

Conta a história de como o gênio da Apple transformou a maneira como trabalhamos, ouvimos música e interagimos, sem falar em tudo que mudou em relação ao comportamento e relacionamento entre as pessoas. Com Michael Fassbender e Kate Winslet. Direção de Danny Boyle.

2) Jobs (2013)

Se você quer uma outra visão sobre o mesmo mito, essa primeira cinebiografia de Steve Jobs também conta sua história, passando pela rejeição no colégio, por sua juventude hippie e, finalmente, pelos frutos colhidos em sua vida adulta ao se tornar fundador da Apple. Com Ashton Kutcher e Dermot Mulroney. Direção de Joshua Michael Stern.

3)  Os Estagiários (2013)

Pode até ser filme-propaganda do Google (como se precisasse!), mas é bem interessante do ponto de vista da dinâmica de trabalho de uma empresa de tecnologia, do modo de pensar da geração que já nasceu digital e da quebra de padrões na forma de trabalhar e pensar. Com Vince Vaughn e Owen Wilson. Direção de Shawn Levy.

4) Nerve: Um Jogo Sem Regras (2016)

Até parece ficção científica, só que não. Sobre o mundo virtual, mostra como os jovens navegam pelos games, como se envolvem nesse ambiente como se fosse realidade e acabam se perdendo nessas duas dimensões. De novo, o comportamento humano quebrando padrões. Com Emma Roberts e Dave Franco. Direção de Henry Joost e Ariel Schulman.

5) Piratas da Informática (1999)

Esse aqui é essencial para conhecer a história da Apple e da Microsoft e de seus criadores, Steve Jobs e Bill Gates respectivamente. Não dá pra pensar em TI sem passar por eles, inclusive notando como as diferenças de temperamento e formas de pensar levaram a criações tão complementares. Com Anthony Michael Hall e Noah Wyle. Direção de Martyn Burke.

6) Ex-Machina – Instinto Artificial (2015)

Com a temática da Inteligência Artificial, esse filme mostra os limites da natureza humana e da obsessão em explorar esse novo horizonte da tecnologia ao mesmo tempo que tenta responder perguntas que poderão se tornar pertinentes em um futuro que se aproxima. Com Alicia Vikanderl e Oscar Isaac. Direção de Alex Garland.

7) A Senha: Swordfish (2001)

Com muita ação e suspense, esse filme traz ex-hacker condenado à prisão por atividades ilegais na internet que precisa executar um novo trabalho para um agente do governo: o ousado roubo de um banco, onde o único meio de entrar é através da senha. Com Hugh Jackman e John Travolta. Direção de Dominic Sena.

8) 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

O clássico da ficção-científica décadas à frente do seu tempo traz os astronautas David Bowman e Frank Poole em uma missão à Júpiter para investigar um enigmático monólito mas é HAL 9000, a Inteligência Artificial da nave que rouba a cena e tenta assumir o controle da missão. Com Douglas Rain e Gary Lockwood. Direção de Stanley Kubrick.

9) Metrópolis (1927)

O filme mais antigo da lista foi um dos pioneiros a abordar a questão das tecnologias nas telonas, muito antes de surgirem os computadores pessoais ou telefones celulares. Como todo pioneiro, não foi bem recebido em seu lançamento, mas inspirou músicas, livros e outros filmes que vieram por décadas e décadas depois. Com Alfred Abel e Brigitte Helm. Direção de Fritz Lang.

10) Nós Roubamos Segredos – A História do Wikileaks (2013)

Esse documentário mostra a atuação do WikiLeaks e o trabalho de Julian Assange à frente da organização e ainda aborda a vida pessoal de Assange, que se envolveu em escândalos de natureza sexual da Suécia e agora vive asilado na Embaixada do Equador, em Londres. Com Chelsea Manning e Julian Assange. Direção de Alex Gibney.

Queremos saber sua opinião