10 Fatos que você precisa saber sobre a Atualização de Aniversário do Windows 10

“O Windows continua se superando”. Com essa frase, a Microsoft lançou ontem a Atualização de Aniversário do Windows 10, a maior mudança no sistema até agora e a primeira depois do término do prazo de instalação gratuita.

Mas será que você está aproveitando mesmo tudo que a atualização tem a oferecer? Separamos aqui 10 fatos que que você precisa saber sobre a Atualização de Aniversário do Windows 10:

1) Como Instalar?

A atualização pode não ser iniciada automaticamente por todos os sistemas, dependendo da forma como você configurou o Windows 10 para receber atualizações. Mas, não se preocupe, você pode baixar o Assistente de Atualização que irá iniciar o processo manualmente.

atualizacao-aniversario

É bom avisar que o a atualização é demorada, quase tanto foi a instalação original do Windows 10, então separe um tempo do seu dia para ela ou deixe executando na hora de dormir. Ao término do processo (e após algumas reinicializações), seu dispositivo executará a versão 1607 do sistema operacional.

2) E os dispositivos móveis? windows-10-mobile-2

A Atualização de Aniversário do Windows 10 é válida para PCs, notebooks e tablets. Mas… e os Windows Phone? Embora pareça que a Microsoft tenha se esquecido da plataforma, a empresa prometeu que todos os dispositivos compatíveis com o sistema operacional também receberão uma atualização de aniversário, mas ela será distribuída a partir do próximo dia 9 de Agosto.

Sabe-se também que a atualização será menos impactante na plataforma do que foi nos outros dispositivos, mas irá incluir um modo panorama no aplicativo Windows Camera, que também ficará disponível na tela de bloqueio, para fotos rápidas. Outra novidade que os usuários devem esperar é o aguardado novo aplicativo do Skype para smartphones, que finalmente irá adicionar à plataforma as mesmas funcionalidades que já estão ativas na versão para desktop do programa de comunicações.

3) Cortana é do Brasil!

cortana-piada

Enquanto para os estrangeiros, as mudanças em Cortana serão significativas, para os brasileiros serão mais significativas ainda porque a Atualização de Aniversário marca a chegada da assistente digital na versão em Português do sistema operacional. Ela não apenas chega ao seu PC, ela será capaz de interagir com todos os seus dispositivos onde se encontra instalada. Um lembrete gravado no seu PC pode ser ativado no smartphone e vice-versa, por exemplo.

Você pode usá-la através de comando de voz ou digitando texto. É melhor se acostumar com ela, entretanto: não há como desativá-la ou removê-la do Windows 10 com a Atualização de Aniversário.

4) Jogos

jogos-windows-10

Para quem curte jogos no PC, a Microsoft incrementou mais o Windows 10 agora. Afinal, segundo a empresa, foram 19 bilhões de horas de jogatina registradas no sistema desde seu lançamento, um ano atrás…

Com a Atualização de Aniversário, o sistema está preparado para receber os jogos do Xbox Play Anywhere, anunciado na última E3 e que irá permitir que jogadores comprem os próximos lançamentos da Microsoft e possam jogá-los tanto em um PC quanto no Xbox One, inclusive compartilhando saves. Enquanto os jogos não chegam, os jogos de PC do usuário aparecem listados na Xbox Live, que pode receber capturas de tela e clipes de jogabilidade (agora com suporte a 60fps) registrados com a ferramenta nativa do Windows 10, e jogadores de ambas as plataformas já podem conversar via chat de voz.

5) Hello World

windows-hello

Com a Atualização de Aniversário, o Windows Hello está finalmente disponível. Lembra dos filmes, em que o usuário se autentica no sistema apenas com uma impressão digital ou com o seu rosto, sem precisar de senhas e com muito mais segurança? Agora é possível, dependendo do hardware que você possua. Segundo a Microsoft, “basta seu olhar ou um toque. Você receberá segurança de nível empresarial sem precisar digitar uma senha”.

Confira o vídeo explicativo de como isso funciona:

6) Segurança máxima

S

Mas o Windows Hello não é a única mudança na segurança do sistema operacional. A Atualização de Segurança também turbinou o Windows Defender, o antivírus nativo do Windows que já foi considerado um dos piores no mercado no passado. Mais integrado com a nuvem, o programa está mais atento para ataques que tenham afetado outras redes.

Além disso, a arquitetura interna do Windows 10 foi modificada para dificultar a ação de ameaças, isolando partes fundamentais e sensíveis do sistema e os dados de usuário para mitigar o impacto global de vírus e malwares. Essa mesma mentalidade preventiva foi aplicada ao Microsoft Edge, que ficou mais capacitado para detectar sites ou conteúdo malicioso e alertar o usuário do perigo, assim como funciona em um modo sandbox que isola o navegador do resto do sistema, para que ele não se torne um vetor de ataque.

7) Edge no Limite

Microsoft-Edge

Falando em Edge, segurança evoluída não é a única mudança que a Atualização de Aniversário trouxe para o navegador. Para pegar mais ainda no pé da concorrência, o Microsoft Edge irá trazer uma performance melhorada no consumo de bateria, ampliando a distância para o líder de mercado Google Chrome.

O Flash passará a ser isolado do resto do navegador, de forma que problemas de segurança que afetem o plugin da Adobe tenham menos chances de serem disseminados para o resto do sistema operacional.

Em contrapartida, o Microsoft Edge finalmente passou a oferecer suporte a outros plugins, ou complementos, como havia sido prometido. Por enquanto, a oferta de extensões é bem limitada, mas complementos de peso como Pinterest Pin It Button, Amazon Assistant, Adblock Plus e LastPass já estão disponíveis.

8) Ink não é tinta

windows-ink

Embora esteja sendo alardeado como um conjunto de recursos para quem usa tela sensíveis a toque e seja focado para o uso de uma caneta digital, o Windows Ink pode perfeitamente ser utilizado por qualquer usuário em qualquer PC. Através do atalho Win+W, é possível acessar um espaço para criar e escrever notas autoadesivas que ficam na tela do sistema operacional, desenhar e editar esboços usando o mouse mesmo ou até ter à disposição uma versão repleta de funcionalidades da tradicional captura de telas.

O resultado gerado nessa interface pode ser incorporado à Cortana na forma de lembretes, compartilhado com colegas de trabalho e nas redes sociais ou integrado com outros aplicativos, se transformando em uma plataforma de produção de anotações, rascunhos e ideias.

9) Na sala de aula

windows-10-educacao

Para o ambiente escolar, a Atualização de Aniversário vem com novas funcionalidades para aumentar a presença do Windows nas salas de aula. A Microsoft promete que o processo de instalação em múltiplas máquinas foi facilitado com a adição de ferramentas que permitem que o processo seja conduzido sem um profissional de TI por perto, por exemplo. Mas o Windows 10 também passou a ter recursos que facilitam ainda mais se a escola tiver uma equipe de TI alocada.

O Windows 10 também passa a oferecer um ambiente seguro para aplicação de testes, assim como a integração com o Ink e com Cortana podem também servir como instrumentos de incentivo ao aprendizado dentro de sala de aula. A Windows Store também passou por mudanças e ficou mais fácil encontrar conteúdo educativo para o sistema operacional.

10) Prévia do novo Skype

skype-preview

Escondido no menu de Aplicativos do Windows 10 após a Atualização de Aniversário, está o Skype Preview, que, como o próprio nome diz, é uma prévia do que está mudando no programa de comunicações de mensagens da Microsoft. Considere como uma versão Beta de um novo Skype, reconstruido do zero para aproveitar todas as vantagens do Universal Windows Platform.

Essa nova versão é compatível com todas as versões anteriores do Skype e permite conversação e compartilhamento de arquivos armazenados na nuvem com qualquer um que esteja usando o Skype mais antigo.

Como novidades, uma vez que agora ele está integrado com o próprio sistema operacional, pode esperar interagir diretamente com ele através das notificações, sem nem precisar abrir o aplicativo, por exemplo. A nova interface também tem o estilo visual do Windows 10 e o comunicador agora conta com recursos de bots, assistentes pessoais automatizados para incrementar suas comunicações com serviços e empresas.

Queremos saber sua opinião